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Qual é a diferença entre Hard Skills e Soft Skills?

Durante processos seletivos, os recrutadores buscam por dois grupos de habilidades: hard skills e soft skills. Esses dois termos ingleses têm sido utilizados por vários profissionais de RH que trabalham em multinacionais e acabam incorporando os jargões estrangeiros. Se você está em busca de colocação ou quer estar antenado com esses jargões e também preparar-se com vocabulário relevante para entrevistas em inglês, veja abaixo algumas dicas.

Hard skills (habilidades técnicas)
São habilidades que podem ser aprendidas e facilmente quantificadas. Em outras palavras, elas são tangíveis e você aprende hard skills na sala de aula, através de livros, outros materiais e recursos e, até mesmo, no trabalho. Elas são avaliadas durante os processos seletivos e comparadas com as dos outros candidatos. Alguns exemplos:


A degree or certificate (graduação ou certificado)
Accounting (Contabilidade)*
Carpentry (carpintaria)
Construction (construção)
Editing (edição)
Engineering (engenharia)
Finance (finanças)
Healthcare (cuidado com a saúde)
Information Technology (tecnologia da informação)
Law (direito / leis)
Machine operation (operação de máquina)
Manufacturing (produção)
Mathematics / Math
Mechanics (mecânica)
Nursing (enfermagem)
Proficiency in a foreign language (proficiência em idioma estrangeiro)
Project Management (gestão de projetos)
Programming (programação)
Research (pesquisa)
Teaching (ensino)
Translation (tradução)
Web design
Writing (escrita)

*Não misturar com accountability que quer dizer responsabilidade ética, ou seja, é uma soft skill

Essas habilidades podem ser mencionadas na carta de apresentação ou de introdução ao CV (cover letter) e no seu CV (resume).

Soft skills (habilidades comportamentais)
São habilidades subjetivas, muito mais difíceis de serem avaliadas. Também são conhecidas como people skills (habilidades com pessoas) ou interpersonal skills (habilidades interpessoais), porque elas estão relacionadas com a sua forma de se relacionar e interagir com as pessoas. Alguns exemplos:

Attitude (atitude)
Communication (comunicação)
Conflict resolution (resolução de conflitos)
Creative thinking (pensamento criativo, alternativa: creativity – criatividade)
Critical thinking (pensamento crítico)
Decision making (tomada de decisão)
Empathy (empatia)
Ethics (ética)
Flexibility (flexibilidade, alternativa: resilience – resiliência)
Leadership (liderança)
Motivation (motivação)
Networking (rede de contatos ativos)
Patience (paciência)
Persuasion (persuasão)
Positivity (positividade)
Problem Solving (solução de problemas)
Teamwork (trabalho em equipe)
Time Management (gestão do tempo)

As soft skills são características da personalidade (personality traits or characteristics) que afetam os relacionamentos no ambiente corporativo e por consequência a produtividade da equipe.

Mesmo havendo a demanda por habilidades técnicas para preenchimento de vagas, os recrutadores buscam candidatos que tenham habilidades comportamentais específicas. Isso acontece porque é muito mais fácil para a empresa treinar uma competência técnica do que uma comportamental.

Ao falar sobre suas soft skills em entrevistas, procure sempre exemplificá-las e não só dizer que tem:

Inadequado: I have leadership skills. (Eu tenho habilidade de liderança.)
Adequado: At my role at Company XYZ, I steered the sales team to record numbers, creating a bonus structure that generated consistent results. (Em minha função na empresa XYZ, eu conduzi o time de vendas a números recordes, criando uma estrutura de bônus que gerou resultados consistentes.)

Uma última dica importante ao enviar seu CV: não se esqueça de ler a descrição da vaga (job description) cuidadosamente a fim de entender quais habilidades a empresa está buscando nos candidatos (candidates or applicants).

Fonte: https://www.thebalance.com

E se você quer se aprofundar neste assunto, fale com a gente. A Companhia de Idiomas tem professores que vão até a sua casa ou empresa e que dão aulas por Skype. Fale com: karina.soares@companhiadeidiomas.com.br

Lígia Velozo Crispino, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas. Graduada em Letras e Tradução pela Unibero. Curso de Business English em Boston pela ELC e extensões na área de Marketing na ESPM, FGV e Insper. Coautora do Guia Corporativo Política de Treinamento para RHs e autora do livro de poemas Fora da Linha. Colunista do portal Vagas Profissões e Revista Exame. Mobilizadora cultural à frente do Sarau Conversar na Livraria Martins Fontes. Quer falar comigo? Meu email é ligia@companhiadeidiomas.com.br e Skype ligiavelozo