A maioria dos testes internacionais de certificação, como o TOEFL e o GMAT, tem validade de 2 anos, porque o nível linguístico em idioma estrangeiro é perecível. Mesmo que uma pessoa tenha estudado até o nível avançado, se ela ficar 2 anos ou mais sem estudar, haverá perda de conteúdo e de fluência (a menos que ela use com frequência para desempenhar suas funções). Mas o contrário também pode acontecer: se o aluno continuar estudando, neste mesmo período, poderá ter melhorado o seu nível.

GMAT significa Graduate Management Admission Test. É uma prova de admissão exigida pela maioria das escolas de negócios nos Estados Unidos e Europa. O exame vai além do simples domínio do inglês: mede as habilidades matemáticas, de análise de dados, verbais e de leitura e escrita analítica dos candidatos ao MBA e a cursos de pós-graduação. Esse teste mede a inteligência mental, ou seja, a habilidade de tomar decisões sob pressão de tempo.

 

 

Como funciona o GMAT

O GMAT não tem avaliação oral. Porém, os candidatos passarão por uma entrevista online ao vivo em inglês. É um exame adaptativo por computador (CAT – Computer Adaptive Test) que pode ser feito durante todo o ano em centros de teste espalhados pelo mundo. No entanto, o avaliado só pode tentar o score necessário até cinco vezes por ano.

Ele foi criado especificamente para ajudar os cursos de pós-graduação em Administração de Empresas a qualificar os candidatos interessados em cursos avançados de negócios e administração. Seu grau de complexidade é mais elevado, pois cobra sutilezas do idioma, uma vez que foi originalmente desenvolvido para testar americanos.

O teste usa algoritmos complexos para selecionar as questões e produzir a pontuação. O computador vai, ao longo do teste, adaptando a dificuldade das questões até chegar ao nível de conhecimento do candidato e à pontuação ideal naquele caso. Diversos critérios são avaliados para se chegar à pontuação final:

– Número de questões respondidas corretamente
– Dificuldade das questões respondidas
– Número de questões completadas

No início do teste, o computador ainda não tem nenhuma base para escolher as questões. Portanto, seleciona problemas de nível médio. Se o avaliado acerta a primeira questão, a segunda tende a ser um pouco mais difícil. Por outro lado, se o avaliado erra, a próxima será mais fácil. Por essa razão é essencial que você dê mais atenção e acerte as primeiras 10 perguntas de cada seção. Não é possível pular questões ou mudar uma resposta após tê-la confirmado.

Use mais tempo para resolver as primeiras questões, e deixe menos tempo para as últimas. O teste todo tem duração de 3 horas e 30 minutos.

 

Veja quais são as seções do GMAT

SEÇÃO O QUE MEDE TEMPO PONTUAÇÃO
Verbal

41 questões

Capacidade de ler e compreender materiais escritos, raciocinar e avaliar argumentos, e corrigir materiais escritos para adequar ao inglês escrito padrão e transmitir o significado. 75 minutos 0 a 60
Quantitativa

37 questões

Capacidade matemática básica, a compreensão de conceitos elementares, e a capacidade de raciocinar quantitativamente, resolver problemas quantitativos e interpretar dados gráficos. É necessário um conhecimento básico de aritmética, álgebra e geometria, mas a seção Quantitativa é um teste de raciocínio e não das habilidades básicas de matemáticas. 75 minutos 0 a 60
Raciocínio Integrado 

12 questões

Capacidade de interpretar e analisar dados de fontes diferentes e apresentados em formatos diferentes para resolver problemas. Ela cobra as habilidades necessárias para o êxito em um mundo tecnologicamente avançado e rico em dados. 30 minutos 1 a 8
Redação

1 tema

Capacidade de pensar criticamente e comunicar suas ideias por escrito. A pontuação da redação é independente da pontuação das questões de múltipla escolha. 30 minutos 0 a 6

 

Analytical Writing Assessment Score (AWA Score)

A Redação Analítica tem valor de zero (mínimo) a seis (máximo):

 

NOTA DESCRIÇÃO
0 O texto é ilegível ou foge completamente do tema proposto.
1 O texto é fundamentalmente ruim.
2 O texto é deficiente.
3 O texto é seriamente limitado.
4 O texto é apenas adequado.
5 O texto é bom.
6 O texto é excepcional.

 

É interessante saber que uma parte da correção das redações é feita por um corretor eletrônico, desta forma é importante usar conscientemente as palavras-chave, montar sentenças simples e bem estruturadas, sem a necessidade de enfeitar demais o texto. Além de evitar os erros de ortografia.

 

Multiple-Choice Questions Score

Como mostrado no quadro acima, a pontuação de cada seção (Quantitativa e Verbal) é independente e varia de 0 a 60. Somando as duas pontuações temos o Total GMAT Score, que é o mais conhecido e importante. Ele varia de 200 a 800. Boas universidades exigem pontuações entre 600 e 700, poucas exigem acima disso. Harvard pede 750 pontos. Se o candidato fizer por exemplo 35 pontos em cada uma das seções, terá uma pontuação total de 580. Se ele fizer 50 na parte quantitativa, e 45 na parte verbal, terá 760 pontos no total. Ele tem validade de 2 (dois) anos e há uma limitação de 5 tentativas por ano para conseguir a pontuação exigida.

Além de observar a pontuação total, algumas universidades ainda consideram as seções individualmente. Ou seja, não adianta ir muito bem em uma das seções para compensar um desempenho fraco na outra.

Clique aqui para mais informações no site do GMAT.

 

Escrito por Lígia Velozo Crispino e publicado no portal Vaga Profissões. Editado para o blog da Companhia de Idiomas.

WhatsApp chat