by Google Translate
Feedback eficaz

Professor,
Quando foi a última vez que conversou com seus alunos a respeito do desenvolvimento deles?

Na próxima vez que o fizer, lembre-se que um feedback eficaz deve ser:

[CORTAR]- ORIENTADOR: ou seja, deve dar um encaminhamento para que o aluno possa melhorar, independentemente do seu grau de conhecimento e seu desempenho;

– PERSONALIZADO, isto é, elaborado para cada aluno com base em seu nível e nas suas possibilidades;

– MOTIVADOR, no sentido de apontar o que o aluno já atingiu e também o que ele deve fazer para continuar progredindo;

– ABRANGENTE, tratando de trazer para a discussão aspectos relacionados ao conteúdo produzido pelo aluno e não somente focalizar aspectos formais da língua;

-RESPEITOSO para com o trabalho do aluno, levando em consideração o seu esforço e tempo alocado por ele na execução da tarefa, além de considerar a imagem do aluno frente ao grupo;

– INTERATIVO, já que através da interação com o aluno pode-se negociar os instrumentos a serem trabalhados e os objetivos a serem alcançados de forma realista;

– REGISTRADO, na medida do possível, registrar o feedback, constituindo um diálogo com o aluno a respeito da tarefa e do encamimhamento (a ser) proposto.