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Entendendo o TOEFL
As universidades internacionais precisam garantir que os futuros alunos conseguirão participar das aulas e adquirir o conhecimento necessário. Uma das ferramentas usadas nesses processos seletivos é o teste internacional. 
 

A maioria dos testes internacionais de certificação tem validade de 2 anos. Isso porque o nível linguístico em idioma estrangeiro é algo perecível, ou seja, se paramos de estudar por algum tempo, começamos a registrar perda de conteúdo e fluência. Muita coisa pode mudar neste período, o aluno pode melhorar ou piorar o seu nível, dependerá do que tiver feito no decorrer desses dois anos. TOEFL é solicitado por muitas faculdades.

Os testes escritos cobram conteúdo variado, é um estímulo externo, isto é, o avaliado tem de mostrar conhecimento sobre um conteúdo com o qual ele pode não ter muito contato, não ter estudado ou até ter esquecido. Já na avaliação oral, por mais que o avaliador faça perguntas, o aluno faz uso daquilo que domina e conhece. Em outras palavras, ele acessa o que está internalizado, não tem administração do chute no caso dos testes de múltipla escolha. O mesmo acontece com as redações.


TOEFL  iBT (Internet-Based Test)

Test of English as a Foreign Language – Teste de Inglês como Língua Estrangeira é o certificado mais conhecido. Com validade de 2 (dois) anos, é aceito em grande parte das universidades dos Estados Unidos e muitas da Europa, mediante uma nota mínima estabelecida por cada instituição. A pontuação vai de 0 a 120.

O TOEFL avalia o domínio de inglês do candidato, sua capacidade de combinar as habilidades de Listening, Reading, Speaking e Writing para realizar tarefas acadêmicas.

Seções do TOEFL


Seção

Pontuação

Notas

Atividades

Reading

(Leitura)

 

60 a 80 minutos

0 a 30

Alto (22 a 30)

Intermediário (15 a 21)

Baixo (0 a 14)

36 a 56 questões

Ler 3 ou 4 trechos de textos
acadêmicos e responder às perguntas. Os principais tipos de questões requerem parafrasear, preencher tabelas e completar resumos.

Listening

(Compreensão oral)

 

60 a 90 minutos

0 a 30

Alto (22 a 30)

Intermediário (15 a 21)

Baixo (0 a 14)

34 a 51 questões

Ouvir palestras, discussões em sala de aula e conversas e responder às perguntas. As questões pedem que o estudante determine as principais ideias, detalhes, funções, posicionamentos, inferências e organização geral.

Intervalo

10 minutos

Speaking

(Conversação)

 

20 minutos

0 a 30

Boa (26 a 30)

Satisfatória (18 a 25)

Limitada (10 a 17)

Insuficiente (0 a 9)

6 tarefas

Duas tarefas independentes e quatro integradas. Nas independentes, os estudantes devem responder a questões pessoais sobre algum aspecto da vida acadêmica. Nas tarefas integradas de leitura, compreensão e expressão oral, estudantes devem ler uma passagem, ouvir outra passagem e falar sobre como as ideias das duas se relacionam.

Writing

(Escrita)

 

50 minutos

0 a 30

Boa (24 a 30)

Satisfatória (17 a 23)

Limitada (1 a 16)

2 tarefas

Uma tarefa é integrada (20 minutos) e a outra, independente (30 minutos). Na integrada, estudantes devem ler uma passagem acadêmica, ouvir outra passagem e escrever sobre como as ideias das duas passagens se relacionam. Na independente, o estudante deve escrever um ensaio pessoal.


Visite o site do TOEFL


Escrito por Lígia Crispino. Publicado em 06.04 na coluna semanal da Exame.com. Editado por Lígia Crispino para o blog da Companhia de Idiomas.


Lígia Velozo Crispino, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e do ProfCerto. Graduada em Letras e Tradução pela Unibero. Curso de Business English em Boston pela ELC. Coautora do Guia Corporativo Política de Treinamento para RHs e autora do livro de poemas Fora da Linha. Colunista dos portais RH.com, Vagas Profissões e Revista da Cultura. Organizadora do Sarau Conversar na Livraria Cultura.
 
E se você quer se aprofundar neste assunto, fale com a gente. A Companhia de Idiomas tem professores que vão até a sua casa ou empresa. Fale com:
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