Você está estudando e não tem se dedicado como deveria? Precisa se exercitar e sempre para de frequentar a academia? Tomar a decisão de fazer algo e até começar não é, na maioria das vezes, o problema. Na verdade, o grande desafio é manter o compromisso e fazer tudo o que sabemos que precisa ser feito para alcançar a meta desejada, ou seja, ter disciplina.

É muito comum as pessoas desistirem de projetos muito longos ou até daqueles que são para o resto da vida. Veja abaixo 4 dicas que podem ajudá-lo a fortalecer sua disciplina:

 

1. A ferramenta stickK, para criar incentivos e comprometimento, aumentando suas chances de sucesso

É um serviço on-line no qual você determina um objetivo e faz um Contrato de Comprometimento, tendo como opção cadastrar algumas pessoas como fiscais do seu contrato e outras como incentivadoras, portanto, ambas saberão se você será bem-sucedido ou não. Os dados do stickK mostram que quem cria um Contrato de Comprometimento:

– Destacando um fiscal, aumenta as chances de sucesso em até 2 vezes.
– Colocando dinheiro, aumenta em até 3 vezes.

Dessa forma, podemos concluir que as pessoas não querem se expor negativamente e, muito menos, deixar que qualquer instituição pegue o seu dinheiro.

 

2. Google Calendar

Há vários tutoriais dando dicas úteis sobre todos os recursos. Insira dias e horários para fazer atividades livres, ou seja, que podem ser feitas a qualquer momento. Essas são as mais difíceis de serem mantidas e, muitas vezes, são as mais importantes, como, por exemplo, ler livros, fazer ginástica, caminhar, estudar um idioma etc.

Você consegue colocar um alerta para 30 minutos antes do horário agendado. Essa agenda é, portanto, a sustentação do seu contrato de comprometimento. Não caia na armadilha do “depois eu faço” ou “faço amanhã”, senão, vai acontecer o que se passa com muitas pessoas que compram um semestre ou um ano nas academias: fazem um mês e depois não vão mais. Você sabia que apenas cerca de 2% dos alunos seguem regularmente suas atividades físicas?

 

3. Estabelecimento de Pequenas Metas

É muito importante desmembrar o objetivo macro em pequenas metas, por exemplo: ler 5 páginas de um livro por dia; aprender de 5 a 10 palavras novas por semana; assistir a um episódio de sua série preferida em inglês com legenda em inglês por semana; começar com uma caminhada por semana de 30 minutos; ler dois artigos por semana sobre sua área de atuação. As metas macro podem ser: manter-se atualizado, melhorar sua fluência no inglês, cuidar da sua saúde etc.

Quando você estabelece pequenas metas e consegue alcançá-las, você fica motivado e a motivação é a mola propulsora para a disciplina.

 

4. Busca de autoconhecimento

Avalie seu comportamento quando ninguém o observa ou controla, como na música do Capital Inicial:

 

“o que você faz quando
ninguém te vê fazendo
ou o que você queria fazer
se ninguém pudesse te ver”

 

Descubra quais são seus gatilhos de fuga da disciplina. Muitas vezes, você é a barreira, porque se deixa levar por suas crenças e comportamentos sabotadores.

 

Escrito por Lígia Velozo Crispino e publicado no portal Vagas Profissões. Editado para o blog da Companhia de Idiomas.

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