Cada um de nós tem as mesmas 24 horas por dia. Isso é um fato. Mas por que algumas pessoas parecem ter tempo mais do que o suficiente para conquistar seus objetivos, enquanto outros correm por aí sobrecarregados, exaustos e perdidos diante de uma lista infinita de tarefas e pendências?

A resposta é a gestão de tempo. A maneira como você gerencia sua agenda pode permitir a realização de tudo o que deseja em sua vida. E mais: você ainda pode descobrir que tem tempo livre.

Chegar à fluência no inglês é a meta de milhões de brasileiros. No entanto, a maioria não consegue alcançá-la. Basta ver que a porcentagem da população considerada fluente ainda fica entre 4% a 6%.

A gestão de tempo não é apenas uma questão de fazer mais. Na verdade, trata-se de retomar o controle para que você possa se concentrar no que é importante e fará a diferença na consecução da meta.

 

Primeiro, faça um inventário do seu tempo

O inventário de horas lhe dará uma visão clara de como você está gastando suas horas, seus dias, de como você está desperdiçando seu tempo e quanto você tem ou não dedicado às ações que o levarão à fluência.

A ferramenta https://clockify.me permite esta análise dos ladrões do seu precioso tempo. Faça isso por uma semana inteira.

 

Depois desenhe seu projeto

A partir do momento que você identificou como organizará sua agenda e o que precisará diminuir, eliminar e começar a fazer, preencha a ferramenta Easy Life Canvas, do André Ricardi e Guilherme Xavier, para gerar comprometimento.

Uma alternativa é usar a ferramenta Trello para este mesmo objetivo de listar as pequenas ações a fim de chegar à grande meta dentro de um prazo adequado ou necessário.

 

Escrito por Lígia Velozo Crispino e publicado na coluna semanal de inglês da Revista Exame. Editado para o blog da Companhia de Idiomas.

WhatsApp chat