by Google Translate
Você conhece estes sufixos em inglês?
Você conhece estes sufixos em inglês?

Se você mora em São Paulo provavelmente já ouviu falar nos “Faria Limers” ou nos “Santa Ceciliers”. A brincadeira é usada para descrever as pessoas que vivem e trabalham na região da Avenida Faria Lima e no bairro de Santa Cecília, cada um com características muito específicas.

Mas independente dessas características, o que vale para a dica de hoje é como esses termos foram construídos, porque ambos emprestam o sufixo “-er” da língua inglesa. E, se você estuda inglês há algum tempo, provavelmente já deve ter visto este sufixo algumas vezes.

Estudar os sufixos em inglês ajuda muito, porque se você entender o que eles significam, fica muito mais fácil entender palavras que você não conhece ou nunca viu. Por exemplo: o sufixo “-less” é o mesmo que “sem”, ele indica que algo não possui determinada característica, e o verbo “to rest” significa “descansar”. Portanto, quando dizemos “restless” estamos dizendo “algo que não tem descanso”, ou seja, “incansável”.

Viu como fica mais fácil? Você consegue dividir a palavra em duas partes, e entender cada uma delas. E mesmo que a palavra não tivesse uma tradução adequada para o português, ainda assim você seria capaz de compreendê-la.

Então vamos para uma lista com alguns sufixos que você vai encontrar com bastante frequência.

LISTA DE SUFIXOS MUITO COMUNS EM INGLÊS

-ER
Representa alguém que executa uma ação.

Ex: Teach – Teacher / Paint – Painter / Work – Worker

OBS: Os termos “Faria Limers” e “Santa Ceciliers” representam, grosso modo, as pessoas que “executam a ação” de viver e trabalhar nesses lugares.

-LY
Representa o modo como alguma coisa é feita.

Ex: Quick – Quickly / Slow – Slowly / Simple – Simply

-LESS
Indica que algo não possui determinada característica.

Ex: Rest – Restless / Fear – Fearless / Effort – Effortless

-FUL
Indica que algo é notável por determinada característica.

Ex: Beauty – Beautiful / Help – Helpful / Peace – Peaceful

-ISH
Indica que algo possui determinada qualidade ou característica.

Ex: Child – Childish / Green – Greenish / Snob – Snobbish

-Y
Também indica que algo possui determinada qualidade ou característica (é muito usado para transformar outras palavras em adjetivos).

Ex: Smell – Smelly / Taste – Tasty / Fruit – Fruity

-NESS
Descreve o estado de alguma coisa.

Ex: Happy – Happiness / Kind – Kindness / Dark – Darkness

Escrito por Michel Rosas e publicado na coluna semanal de inglês da Revista Exame. Editado para o blog da Companhia de Idiomas.