Hoje acordei pensando nas mulheres que administram a Companhia de Idiomas. Queria tanto ter um pouco de cada uma delas… A desenvoltura e a cumplicidade da Ligia, a capacidade da Janaina de me falar coisas duras com amor, a alegria da Roseli, a comunicação verbal e elegância da Aline, o olhar de apoio da Magali quando eu preciso ter força, a garra da Regina, o alto astral da Claudia Ferrari, o jeito de menina da Mayara, a firmeza de propósitos da Larissa, a leveza da Karina, a lealdade da Luciene , a doçura da Yasmin, a generosidade da Beth, o equilíbrio da Claudia Vidigal, a liberdade da Juliana, a honestidade da Carol, a força da Andrea, a delicadeza da Michelle… já pensou se eu tivesse tudo isso? Seria perfeita!

[CORTAR]Essas qualidades não definem vocês, pois são muito mais que isso, mas apenas me sinalizam o quanto eu tenho a aprender com vocês! Será que estou aproveitando este presente, esta oportunidade que Deus está me dando, com essas mulheres incríveis ao meu lado, todos os dias? Conheço muitas de suas histórias, seus sonhos, suas dificuldades, medos, pequenos fatos do nosso dia… e me revelo a cada uma delas, um pouquinho, a cada chance.

Quando nos esquecemos dos rótulos, cargos, idades e crenças, somos só mulheres, muito iguais, muito diferentes… Somos humanas e por isso nem sempre sabemos respeitar essas diferenças! Às vezes caímos na tentação de nos compararmos, competirmos, julgarmos, nos odiarmos por um dia, afinal queremos que todas enxerguem o mundo do nosso jeito. Mas quase sempre nos respeitamos, nos amamos, compartilhamos nossas vidas, nos ajudamos, discordamos e depois concordamos (ou o contrário), ficamos sem esperança para logo depois comemorarmos, e rimos muito, de tudo – é dessa parte que gosto mais.

Mulheres que já são lindas e, por não saberem disso, tomam juntas uma sopa verde, pois são solidárias à amiga Mayara que quer ficar maravilhosa no vestido de noiva (e ficará, alguém precisa dizer pra ela!). E rimos juntas da sopa!

Não importa a idade – todas temos tantos papéis na vida, e sempre estamos querendo dar conta de tudo, com aquela sensação chata e insistente de que não estamos conseguindo… Mas é essa tentativa que nos torna mais inteligentes, mais ágeis, mais dedicadas, mais curiosas, um pouco mais estressadas… Só precisa, também, nos tornar mais felizes. Está na hora de fazermos escolhas que nos deixam simplesmente felizes.

Os homens estão lá, trabalhando, vendo este bando de mulheres enlouquecidas por melhores resultados, melhores aulas, melhores professores, mais alunos, mais traduções, mais consultorias, mais receita, mais organização, mais lucro, mais qualidade, sempre querendo mais e melhor… o que será que eles pensam? Deixa pra lá!

Queria lembrar de tudo o que aprendi com outras mulheres que não fazem mais parte desse dia a dia da Companhia de Idiomas, que deixaram suas marcas, seus ensinamentos, e foram trilhar novos caminhos… É certo que eu tenho um pouco delas em mim. Mas é com quem está aqui que eu aprendo todo dia, a quem eu sou grata e com quem eu me divirto.

Não sei se vamos ouvir hoje de alguém que somos o máximo, que somos maravilhosas e admiráveis – mas precisamos dizer isso umas para as outras hoje, porque somos, caramba! Então, começo aqui dizendo… vocês me inspiram todos os dias a ser melhor, me dão prazer de trabalhar, e fazem a minha escolha profissional ter um sentido maior e verdadeiro para mim.

Por isso, obrigada por estarem ao meu lado em todas as horas! FELIZ DIA DAS MULHERES!!

Rose

Rosangela de Fátima Souza (Rose) é fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas, empresa especializada em cursos de idiomas in company, consultoria em idiomas e traduções. Rosangela é tradutora-intérprete, especialista em Gestão Empresarial com MBA pela FGV e Docência de Nível Superior da FGV. Desenvolveu projetos acadêmicos sobre expansão por franquias no segmento de idiomas, planejamento estratégico e indicadores de desempenho para pequenas empresas. Sua empresa recebeu vários prêmios, como Mulher de Negócios, 100 Melhores Fornecedores para RH, Fornecedor de Confiança (da revista Melhor) e o MPE Brasil do SEBRAE.

WhatsApp chat