As orações condicionais (if clauses) são muito conhecidas em inglês e são usadas quase que diariamente! Elas aparecem em muitos contextos diferentes, mas suas regras são bem parecidas, então pode confundir um pouquinho.

Elas expressam a dependência entre uma circunstância ou condição e um fato ou resultado. Essas circunstâncias e fatos podem ser presentes, passados ou futuros. É uma estrutura composta por uma oração principal (main clause), que relata a consequência, e uma oração dependente, oração subordinada condicional (conditional clause), introduzida por if (ou when).

 

Primeiro caso

If I have money, I will buy a new car.

Se eu tiver dinheiro, comprarei um carro novo. (Precisarei ter dinheiro para comprar um carro. Há uma possibilidade no futuro)

 

Segundo caso

If I had money, I would buy a new car.

Se eu tivesse dinheiro, compraria um carro novo. (Não tenho e só estou expressando um desejo, uma vontade. Esse é a minha realidade presente: não tenho dinheiro e não consigo comprar um carro novo)

 

Terceiro caso

If I had had money, I would have bought a new car.

Se eu tivesse tido dinheiro, teria comprador um carro novo. (Refere-se ao passado, ou seja, já foi. Não tive dinheiro e não pude comprar um carro novo. Expressa uma lástima, remorso, arrependimento etc, depende da frase)

 

Para praticar, faça o quiz abaixo e tente acertar qual é a resposta correta que completa cada uma das frases.

 

 

Escrito por Lígia Velozo Crispino e publicado na coluna semanal de inglês da Revista Exame. Editado para o blog da Companhia de Idiomas.

Artigos em Destaque

WhatsApp chat