Negociar bem é uma competência chave na vida pessoal e profissional. Evita conflitos e desperdício de dinheiro. No ambiente corporativo, dependendo da função desempenhada, essa habilidade é fundamental para o sucesso na carreira.

Com a horizontalização do mundo, a negociação em outros idiomas passou a ser cada vez mais comum. Se negociar em nosso próprio idioma já é uma arte, imagine fazê-lo em um idioma estrangeiro! Os desafios são ainda maiores. Então, o que é necessário fazer para ser um bom negociador? Destaco algumas atitudes:

[CORTAR]1) Harmonizar os objetivos da negociação com as metas da empresa, as quais devem estar sempre claras para todos os colaboradores.

2) Preparar-se bem e aproveitar cada fase da negociação para melhorar ainda mais a sua posição. Isso significa estudar e chegar para reuniões e visitas, munido de informações, dados, fatos e propostas.

3) Aproveitar a própria negociação para aprender mais sobre os limites do seu interlocutor. Observar tudo. Atuar como um jogador de pôquer em meio à sombra de incerteza.

4) Desenvolver um raciocínio rápido para identificar os interesses dos dois lados e ter a criatividade necessária para pensar em possibilidades de criação de valor que gerem situações ganha-ganha.

5) Saber separar as questões pessoais daquelas relacionadas à negociação. É necessário ter uma boa autoestima e segurança para não misturar a transação em si com o relacionamento entre as pessoas envolvidas.

6) Saber reconhecer possíveis obstáculos a um acordo.

7) Saber como costurar alianças.

8 )Criar a reputação de ser honesto e digno de confiança. As melhores negociações são baseadas na confiança. O que se diz se escreve.

Porém, se o profissional não tiver uma ótima comunicação, vocabulário amplo, domínio dos níveis de formalidade e desenvoltura no idioma estrangeiro, dificilmente a negociação será bem-sucedida. Portanto, prepare-se. Há vários livros e cursos com foco específico em vocabulário e estruturas necessárias para realizar negociações de sucesso.

Lígia Velozo Crispino

WhatsApp chat