Matéria publicada na revista Você S/A – http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/viaje-hobby-584608.shtml

Aproveitar as férias para fazer um curso no exterior de gastronomia, dança ou história da arte é ótima oportunidade para praticar um idioma estrangeiro, conhecer gente interessante e curtir algo que você goste

No ano passado, a consultora fi nanceira Soraia Marioti, de 25 anos, foi a Buenos Aires, na Argentina, para fazer um treinamento pela IBM, empresa em que trabalhou por cinco anos há um mês ela foi trabalhar na Diageo, fabricante de bebidas. Todos os dias, ela frequentava o mesmo restaurante portenho. No último dia de viagem, a convite do chef, entrou na cozinha e colocou a mão na massa.

[CORTAR]Ao voltar ao hotel, percebeu que tinha praticado mais espanhol nas poucas horas que levou para preparar seu prato do que em qualquer curso de idiomas. Soraia gostou tanto da experiência que, para seguir praticando o espanhol, pretende se inscrever num curso de história da arte, em Madri, na Espanha.

Quem já viajou com o intuito de curtir um hobby e praticar um idioma aprova a ideia. É o caso da analista Natalie Martha Giustra, de 25 anos, que viajou a Cartagena, na Colômbia, em julho de 2008, para fazer um curso de ritmos latinos. A analista já estudava espanhol em uma escola regular, mas queria colocar seu vocabulário à prova.

Além de aperfeiçoar o espanhol e aprender a dançar, Natalie começou a ver outras culturas de forma diferente. “Conheci uma realidade que não conhecia antes.” Matias Henrique K. Junior, de 43 anos, consultor de desenvolvimento organizacional e coach de executivos do Instituto EcoSocial, de São Paulo, fez, no ano passado, um curso de design de marcas de luxo em Londres, na Inglaterra.

O estudo nada tem a ver com seu trabalho atual, mas assim mesmo valeu a experiência. “Até tenho vontade de um dia trabalhar com isso, mas fi z o curso por prazer”, diz. Muitas vezes esses cursos demandam um conhecimento básico da língua. Mas algumas operadoras de turismo oferecem aulas do idioma no pacote do curso. O segredo desse tipo de viagem está no assunto escolhido. Selecionamos alguns cursos para ajudar você a defi nir sua próxima viagem. Acredite, vale a pena. “Atividades como essas tornam o profi ssional mais sagaz, global, atento e conectado”, afi rma Beth Furtado, diretora da Alia, consultoria de São Paulo.

OS CURSOS MAIS DESCOLADOS

COZINHA URUGUAIA
O curso, para profissionais ou amadores, ensina a “verdadeira cozinha uruguaia”, unindo as técnicas tradicionais e modernas. Os produtos típicos e suas aplicações são apresentados. Depois, os pratos são degustados pelos alunos.
ONDE: Montevidéu (Uruguai).
TEMPO: 4 semanas, com quatro aulas de duas horas e meia por semana. PREÇO: 3 575 pesos uruguaios.
SITE: www.gatodumas.com.uy

CULINÁRIA ITALIANA
Aprender do antepasto à sobremesa é o foco desse curso, realizado na região do Piemonte, no norte da Itália. São oferecidas hospedagem e três refeições diárias. A escola precisa fechar grupos de dez ou 15 pessoas para viabilizar o curso.
ONDE: Costigliole d’Asti (Itália).
TEMPO: 1 semana.
PREÇO: 1 400 euros
SITE: www.icifbrasil.com.br

CHEF EM LONDRES
Ensina técnicas para transformar amadores em chefs, incluindo pratos complexos.
ONDE: Londres (Inglaterra).
TEMPO: 4 semanas.
PREÇO: 2 408 libras.
SITE: www.stb.com.br

TANGO
O LaViruta é um clube que conta com aulas de tango de terças a domingos. Após as aulas, os alunos são convidados a descer ao andar de baixo para praticar em um grande salão. ONDE: Buenos Aires (Argentina).
TEMPO: a partir de 1 aula.
PREÇO: cada aula custa 20 pesos argentinos, mas tem um pacote com cinco aulas por 58 pesos.
SITE: www.lavirutatango.com

DANÇAS CARIBENHAS
Entre os ritmos tropicais ensinados nesse curso, estão a salsa e o merengue. O programa tem dez horas de aulas de espanhol, cinco horas de aulas de dança e cinco horas de atividades culturais, como visitas a museus e a lugares turísticos. O valor inclui acomodação em residência estudantil.
ONDE: Cartagena (Colômbia).
TEMPO: 1 semana.
PREÇO: 450 dólares.

HISTÓRIA DA ARTE
O curso utiliza- se de obras significativas da arte mundial para ensinar. Além das aulas em sala, os alunos vão aos museus Thyssen-Bornemisza, Nacional do Prado e Nacional Centro de Arte Rainha Sofía para verem as obras ao vivo.
ONDE: Madri (Espanha).
TEMPO: 2 semanas.
PREÇO: 280 euros
SITE: www.iart.es

MODA MODERNA
O cur so investiga a história da moda independente e alternativa dos anos 80 em diante. São apresentados os estilistas-chaves dentro desse cenário, as revoluções do estilo belga, japonês e a excentricidade britânica.
ONDE: Londres (Inglaterra).
TEMPO: 4 dias.
PREÇO: 275 libras
SITE: www.fashion.arts.ac.uk

NOÇÕES BÁSICAS DE DJ
Com apenas quatro alunos, o curso ensina a discotecar com CDs e com a mesa de som. Durante o curso, o aluno constrói o setlist (lista de músicas) que será apresentado na última noite do curso.
ONDE: Londres (Inglaterra).
TEMPO: 2 vezes por semana, durante 1 mês.
PREÇO: 495 libras
SITE: www.subbassdj.com

FOTOGRAFIA E VÍDEO EM NY
Os estudantes aprendem a narrar temas em vídeo e fotografia utilizando Nova York como inspiração. Para complementar a formação, profissionais discutem suas produções e mostram seus trabalhos.
ONDE: Nova York (Estados Unidos)
TEMPO: 4 semanas
PREÇO: 2 933 dólares + 500 reais (taxa de matrícula).
SITE: www.stb.com.br

TÊNIS
Seis aulas particulares de tênis e 40 aulas de inglês, com uma hora de duração cada. O aluno tem todo o equipamento necessário e, caso queira treinar, tem acesso livre às quadras de tênis.
ONDE: Los Angeles (EUA).
TEMPO: 2 semanas.
PREÇO: 2 025 dólares
SITE: www.ci.com.br

SURFE
São 25 aulas de inglês por semana mais 1 aula de surfe nos fins de semana, 2 durante a semana e 12 sessões de instrução. Oferece prancha, roupa e transpor te, acomodação em casa de famí l ia em quarto individual e meia pensão. ONDE: Auckland (Nova Zelândia). TEMPO: 4 semanas. PREÇO: 3 125 dólares neozelandeses. SITE: www.ci.com.br

WhatsApp chat