2) Falta de determinação
As pessoas desistem muito rápido quando percebem que aprender inglês demanda tempo. Não é um aprendizado que acontece da noite para o dia. O fato é que o processo de aprendizagem de um idioma passa por quatro estágios:

1º Estágio: Incompetência Inconsciente
Não sabemos o que não sabemos. 
Quando uma pessoa que só teve contato com o estudo de inglês no colégio. Ela não tem a real dimensão do que é o idioma. Além disso, não usa e nem consegue entender.

2º Estágio: Incompetência Consciente
Sabemos o que não sabemos. 
Reconhecemos nossa deficiência e o quanto ainda temos pela frente para nos tornarmos fluentes.
Neste estágio, é possível se sentir sobrecarregado com as dificuldades a serem enfrentadas. Cometer muitos erros antes de conseguir fazer o certo é normal e importante no processo de aprendizado, apesar de ser um pouco frustrante. Um número muito elevado de pessoas desiste neste estágio.

3º Estágio: Competência Consciente
Experimentamos e praticamos o idioma. Sabemos usá-lo muito bem, mas ainda precisamos pensar isso.
É mais fácil que o estágio anterior, pois passa a ser menos desconfortável. Já conseguimos falar o idioma, mas de forma lenta e com bastante concentração para não errar. Ainda pensamos em português, mas é menos frustrante, podendo até ser divertido, pois já vemos resultados positivos.

4º Estágio: Competência Inconsciente
Se continuamos a estudar e praticar a língua, chegaremos ao estágio de automação. Falamos inglês, sem precisar pensar em português. As estruturas gramaticais e vocabulário estão consolidados.
Chegamos neste estágio com muita prática.

Herman Ebbinghaus realizou uma pesquisa sobre o nível de retenção de conteúdo X tempo. Ele queria identificar a velocidade na qual a memória funciona se nada é feito para reforçar o conteúdo visto.  

Em 20 minutos, 42% do conteúdo novo é esquecido.
Em 24 horas, 67% do que foi ensinado é esquecido.
Um mês depois, a retenção é de apenas 21% ou menos.

Essa antiga descoberta ainda é muito verdadeira e crucial para o sucesso no aprendizado de um idioma estrangeiro. Isso porque o volume de informação e imenso, vocabulário e estruturas gramaticais.
O gráfico abaixo mostra que esta curva do esquecimento é quebrada quando há revisões e estudo extraclasse do conteúdo ensinado. Portanto, além de decidir qual carga horária você disponibilizará para as aulas de inglês, o professor terá de fazer revisões sistematizadas nas aulas e você precisará dedicar um período semanal para esse estudo.

 


Podemos concluir que a curva de aprendizagem não é linear. Nosso cérebro não é um balde ou um armário vazio no qual vamos jogando conteúdos. Na verdade, o que acontece é que as informações vão sendo processadas e conectadas a outras já armazenadas. Quanto mais estudarmos, mais conexões serão feitas, e maior será o conhecimento. 

Como o número de conexões cresce com a aquisição de novas informações, o progresso inicial exige um esforço muito grande. Se forem conexões inteligentes, as primeiras horas de curso serão determinantes, pois trarão um retorno rápido e qualificado. O problema é que este ritmo vai caindo com o passar do tempo, até se estabilizar em um determinado nível. Aí, muitos alunos desistem porque querem manter os resultados rápidos.


Se você quiser fazer essas perguntas para um especialista da Companhia de Idiomas, basta agenda um horário com roselicampos@companhiadeidiomas.com.br, teremos prazer em esclarecer como desenhamos cursos sob-medida para nossos alunos.

Escrito por Lígia Crispino. Publicado em 27 de janeiro de 2017 para Vagas.com. Editado por Lígia Crispino para o site da Companhia de Idiomas – Artigos de Gestão.

Lígia Velozo Crispino, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e do ProfCerto. Graduada em Letras e Tradução pela Unibero. Curso de Business English em Boston pela ELC. Coautora do Guia Corporativo Política de Treinamento para RHs e autora do livro de poemas Fora da Linha. Colunista dos portais RH.com, Revista da Cultura e Exame.com. Organizadora do Sarau Conversar na Livraria Martins Fontes.
 
WhatsApp chat