Por que o Dia Internacional da Mulher é tão mencionado e destacado, se o mundo moderno preza pela igualdade e respeito à diversidade? Deveríamos destacar também o Dia Internacional do Homem, que é comemorado no dia 19/11, não é? Quantos de vocês sabiam que há o Dia do Homem também?

O fato é que, quando olhamos para a história entendemos, clara e rapidamente, o motivo. Foram inúmeras lutas e batalhas para garantirmos o cenário feminino atual. Apenas para ilustrar, as mulheres só tiveram direito de votar nas eleições a partir de 1932, não faz tanto tempo assim, há apenas 8 décadas!

[CORTAR]Muitas mulheres da geração X, a minha geração, não têm uma visão real do que a mulher já teve de fazer para conquistar o espaço que tem hoje, imagine as mulheres da geração Y, que já nasceram neste contexto favorável em muitos aspectos. Marísia Donatelli, presidente da ACM, que tive o prazer de conhecer no ano passado, foi a primeira mulher a fazer o curso de economia na PUC, em 1966, antes só era permitido aos homens. Conseguimos pensar que isso realmente aconteceu, vivendo o mundo que vivemos em 2012?

Admiro muito todas as nossas conquistas, é gratificante poder mostrar que também somos capazes de produzir e criar no mundo corporativo e não só no doméstico, poder contribuir para o crescimento e desenvolvimento da nossa família. Só que não temos como nos esquecer do ônus da dupla jornada. A realidade é que as mulheres das classes A e B conseguem pagar para ter profissionais ajudando-as com as tarefas domésticas, e muitos companheiros também contribuem na divisão dessas atividades. Só que as mulheres das C e D, que trabalham e ajudam a compor a renda da família, não têm esse mesmo privilégio.

Ainda temos um longo caminho, principalmente no que diz respeito à equiparação salarial, mas temos de comemorar o que já foi conquistado e enaltecer as diferenças entre homens e mulheres, respeito entre os diferentes. A complementaridade e o equilíbrio entre os gêneros são o que realmente importa e nos tornam únicos.

Parabéns a todas as mulheres que lutaram muito para construir um terreno menos árido para nós! Parabéns a todas que batalham para ter uma carreira de sucesso, para as que querem cuidar da família com carinho e, em especial, para aquelas que desejam e mantêm os dois pratos, profissional e pessoal, girando sem cair!

Artigos em Destaque

WhatsApp chat