Quero abordar um comportamento que tenho percebido na Internet. Muitas pessoas se escondem atrás de uma tela de celular ou computador, cheias de ideias, só que sem a coragem de ser vitrine. Elas querem apenas atacar, porque é fácil atacar à distância. Além disso, ser vitrine é muita exposição, é saber que você mostrará coisas boas, ou seja, seu conhecimento e sua experiência, mas você também mostrará suas fraquezas, porque perfeição não existe.

Nós somos seres em formação, estamos na condição de obra em transformação. Por isso, com medo de construir e sofrer críticas, as pessoas se munem de pedras para desconstruir, achando que esse é o caminho mais fácil para mostrar seu valor. Com arrogância e prepotência, apontam o dedo e vão em busca de qualquer detalhe, por menor que seja, para dizer : ‘Veja, você está errado!’

Minha sugestão é que você avalie se, na sua vida, você é o protagonista criador que quer compartilhar ideais, reflexões e conhecimento, Em outras palavras, se você é vitrine, ou se você é o fiscal que garimpa falhas, erros, defeitos, o atirador de pedras. Entendo que há momentos em que temos de contribuir e sinalizar o que pode e deve ser melhorado. No entanto, a intensidade, frequência e a forma como atiramos as pedras nas vitrines faz toda a diferença. Há que se das relações com as pessoas. Não temos como prever o futuro. Pode ser que aquele que você criticou com veemência seja seu futuro cliente, gerente, fornecedor… 



Escrito por Lígia Crispino. Publicado em 01 de abril de 2016 para Vagas.com. Editado por Lígia Crispino para o site da Companhia de Idiomas – Artigos de Gestão.


 
Lígia Velozo Crispino, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e do ProfCerto. Graduada em Letras e Tradução pela Unibero. Curso de Business English em Boston pela ELC. Coautora do Guia Corporativo Política de Treinamento para RHs e autora do livro de poemas Fora da Linha. Colunista dos portais RH.com, Revista da Cultura e Exame.com. Organizadora do Sarau Conversar na Livraria Cultura.

Artigos em Destaque

WhatsApp chat