Aprender um idioma estrangeiro com o inglês ultrapassa a barreira das aulas, os alunos precisam se dedicar ao estudo extraclasse com disciplina. Para que o estudo extraclasse não fique limitado aos exercícios do workbook ou do livro de gramática, muitos recursos são criados, quase que diariamente, para nos ajudar a consolidar o que é visto em aula.

No entanto, a Internet é democrática e temos de saber escolher o que será mais eficaz para atingirmos nossa meta de fluência no inglês. O YouTube possui muitos canais (channels) dedicados ao estudo e prática do idioma. Aqui estão duas boa dicas:

1. BBC Learning English
https://www.youtube.com/user/bbclearningenglish/featured

Todos os dias, publica vídeos que abordam pontos gramaticais, vocabulário, pronúncia e Business English. Há também uma sessão para solução de dúvidas de alunos e dicas de estudo. É um canal bem variado. Estas são algumas das sessões:

English through Drama

1. English at Work – Tip top training
São diálogos curtos com personagens retratados em desenho no mundo corporativo. Há legenda em inglês. Toda quinta tem vídeo novo e já passam dos 40.

2. English at University
São 18 áudios, com imagens, que contextualizam possiveis diálogos de alunos estrangeiros na universidade. Eles têm uma pitada de humor.

3. Shakespeare Speaks
20 vídeos ilustrados com situações envolvendo Shakespeare e os temas abordados em suas obras. Duração média de 4 minutos e sotaque bem britânico.

Exam Skills
Atualizada toda segunda, esta sessão traz dicas de estudo para quem está se preparando para exames de proficiência de inglês. São áudios ilustrados com depoimentos de alunos de diversos lugares do mundo. Não dá dicas da língua inglesa apenas de preparação para testes em geral.

English in the News
Esta sessão utiliza notícias para abordar vocabulário, pronúncia e gramática. Atualizada toda terça e quarta.

1. News Review (64 vídeos)
2. Pronunciation in the News (10 vídeos)
3. English Vocabulary in News Stories (202 vídeos)


The Teacher’s Room
Esta sessão é dedicada aos professores de inglês. Atualizada às quintas-feiras.

Learner’s Questions
Este é o espaço em que as dúvidas de estudantes de inglês são solucionadas. Há dúvida nova solucionada toda sexta.

Grammar, Vocabulary and Everyday English
Mais de 150 vídeos abordando pontos gramaticais, vocabulário, expressões, phrasal verbs etc.

2. TOEFL TV
https://www.youtube.com/user/TOEFLtv

Este é um curso preparatório on-line e gratuito para quem precisa prestar o TOEFL, como certificação de fluência no inglês, para estudar no exterior. A duração é de 6 semanas e os vídeos são curtos, com duração entre 2 a 4 minutos. São cinco especialistas que abordam as sessões do teste: Listening, Reading, Speaking e Writing. Há um professor que fala sobre a complexidade do teste com um todo. O canal contém 4 sessões:

1. Inside the TOEFL test
Este é o conteúdo do curso com os professores explorando cada detalhe e peculiaridade das sessões do teste.

2. Tips for the TOEFL
Depoimentos com dicas de estudo de pontos gramaticais, pronúncia, vocabulário e gramática, inclusive para o Speaking.

3. Estudando no Exterior
Contém depoimentos de professores de faculdades e universidades de vários países, não só dos EUA. Eles falam da importância do teste na vida dos alunos.

4. TOEFL – Destinos no Mundo
Dicas de universidades em vários lugares, tais como: Austrália, Nova Zelândia, Ásia, América do Norte, América do Sul, África e Reino Unido

5. TOEFL Resources
São 9 vídeos que dão uma visão geral do que é o teste, dicas de como se preparar para aplicá-lo. Na verdade, é uma seleção específica da sessão Inside the Test.
Este canal é uma boa ferramenta para complementar um curso preparatório de TOEFL!

Se você precisa prestar o TOEFL, entre em contato comigo pelo e-mail ligia@companhiadeidiomas.com.br ou por Skype ligiavelozo. Avaliaremos seu nível linguístico atual e o gap entre a pontuação que você precisará.

Escrito por Lígia Velozo Crispino. Publicado em 19.04 na coluna semanal da Exame.com. Editado por Lígia Velozo Crispino para o blog da Companhia de Idiomas.

Lígia Velozo Crispino, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas. Graduada em Letras e Tradução pela Unibero. Curso de Business English em Boston pela ELC. Coautora do Guia Corporativo Política de Treinamento para RHs e autora do livro de poemas Fora da Linha. Colunista do portal Vagas Profissões. Organizadora do Sarau Conversar na Livraria Martins Fontes.

E se você quer se aprofundar neste assunto, fale com a gente. A Companhia de Idiomas tem professores que vão até a sua casa ou empresa. Fale com: karina.soares@companhiadeidiomas.com.br


WhatsApp chat