Um dos muitos recursos para estudar um idioma estrangeiro e que sempre foi utilizado nas aulas são os jogos. Só que, com o avanço da tecnologia, esses jogos passaram a ser eletrônicos, seguindo a linha dos tão venerados games.

 

Com a tecnologia, têm surgido muitos aplicativos e portais nos quais o aluno tem autonomia para criar suas próprias atividades e estudar o que quiser, com dinamismo, interatividade, possibilidade de refazer quantas vezes quiser ou precisar até dominar o assunto e relatório de desempenho.

Minha dica para o estudo de vocabulário e gramática é o portal https://www.goconqr.com. Depois do cadastro gratuito, você elege os temas que deseja estudar. Por se tratar de uma ferramenta que permite o estudo de qualquer matéria ou idioma, é preciso preencher um questionário rápido. 

No menu de temas, não existe a opção inglês. Então, é preciso escrever “outros assuntos”, mas já existem vários exercícios do idioma lá. Esta ferramenta pode ser usada para você criar quizzes, mind maps e flashcards, além de usufruir do que já foi elaborado. O próprio portal vai sugerindo atividades de acordo com seu interesse. 

Este abaixo é um mind map bem interessante sobre apresentações em inglês. Você vê o mapa todo e depois seleciona o modo apresentação e vai vendo a sequência do conteúdo.


 
 
É possível marcar as atividades que mais gostar e voltar nelas depois. Abaixo um exemplo de como fica a disposição da sua timeline com seus pins.
 

O portal também oferece grupos de estudo de outros idiomas além do inglês e variados temas. Basta você solicitar sua entrada e começar a trocar ideias com outras pessoas que têm interesse em incrementar o nível de inglês. 
No caso dos quizzes e atividades com flashcards, depois de finalizado, você pode checar seu desempenho e quanto tempo levou pra concluir a atividade. O portal traz a porcentagem de acerto e você pode estudar as questões erradas.
 
 

Ferramentas não faltam para praticar o inglês e muitos outros idiomas, basta cuidar da disciplina e foco no que você precisa!

 

Escrito por Lígia Crispino. Publicado em 05/10 na Exame.com. Editado por Lígia Crispino para o blog da Companhia de Idiomas.

Lígia Velozo Crispino, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas. Graduada em Letras e Tradução pela Unibero. Curso de Business English em Boston pela ELC. Coautora do Guia Corporativo Política de Treinamento para RHs e autora do livro de poemas Fora da Linha. Colunista dos portais RH.com e Vagas Profissões. Organizadora do Sarau Conversar na Livraria Cultura.Lígia Velozo Crispino, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas. Graduada em Letras e Tradução pela Unibero. Curso de Business English em Boston pela ELC. Coautora do Guia Corporativo Política de Treinamento para RHs e autora do livro de poemas Fora da Linha. Colunista dos portais RH.com e Vagas Profissões. Organizadora do Sarau Conversar na Livraria Cultura.

E se você quer se aprofundar neste assunto, fale com a gente. A Companhia de Idiomas tem professores que vão até a sua casa ou empresa. 
Fale com: 
roselicampos@companhiadeidiomas.com.br
WhatsApp chat