Neste momento em que temos de cuidar de nossas carreiras e empregabilidade, todas as ideias para acelerarmos o aprendizado do inglês são bem-vindas. Quer você esteja fazendo um curso ou não, é possível aprender inglês todos os dias, se tiver dedicação e criatividade!
 
 
 
 
Para tornar o aprendizado mais divertido (senão a gente desiste rápido), a ideia de hoje é que você convide um amigo para estudar junto com você, por Whatsapp ou outro aplicativo de mensagens. O importante é a regularidade, ou seja, não pode falhar nenhum dia.  Listei aqui sete ideias do professor Philip Haines, da Oxford University Press, para você se animar e criar uma agenda com um  amigo, fazendo uma atividade rápida por dia, de segunda a domingo. Ou vocês podem repetir a mesma ideia durante uma semana inteira, mudando a atividade na semana seguinte – como for mais divertido para vocês!  Estas são ideias para estudantes de nível pré-intermediário, intermediário e avançado, mas podem ser adaptadas para estudantes de nível básico, desde que não iniciantes. Ajustem as atividades ao nível da dupla, para não ficar muito fácil, nem muito difícil. 


Tudo o que você precisará é de um celular com acesso à internet e de um amigo que esteja na mesma situação que você: precisando dominar esta língua com urgência, e sem muito tempo ou dinheiro disponível para isso!  Você também pode organizar um pequeno grupo no Whatsapp exclusivamente com este objetivo. 

1. Faça uma entrevista por áudio
Seu amigo deve gravar qualquer pergunta para você, em inglês, e mandar por Whatsapp. Combinem antes o nível linguístico das perguntas (básicas, do tipo: what color is your car? / intermediárias: how long have you been married? / avançadas: tell me the impact of Brazilian crisis on your segment) . Você terá de: a) ouvir e tentar entender a pergunta dele   b) tentar corrigir a pergunta e mandar a forma correta, caso perceba algum erro  c) responder a pergunta.  Ele vai:  a) ouvir e tentar entender a sua resposta  b) corrigir a resposta e mandar a forma correta, caso perceba algum erro.  Depois, é você quem vai gravar e enviar a pergunta para ele, repetindo o ciclo. 
Você pode corrigir vocabulário, estrutura ou pronúncia. Se tiverem dúvidas, ambos podem pesquisar.

2. Compartilhe seu diário
Que tal compartilhar um pouco do seu dia com algum amigo? Você pode combinar de enviar um áudio pela manhã, contando quatro coisas que fará no dia; ou à noite, contando quatro coisas que fez. Pode tirar algumas fotos durante o dia e enviar seu foto/diário à noite, contando o que fez. E ele faz o mesmo.  Ao realizarem esta atividade com frequência, procurem não repetir os mesmos verbos, e lembrem de falar sobre ações corriqueiras como “to have my hair cut”, tarefas do trabalho como  “to assess the report”  ou mais pessoais como “to talk to my son about his attitude”.   Pratique falar de ações futuras e passadas, você verá que muitas dúvidas surgirão, especialmente com relação a vocabulário e aos verbos irregulares. Pesquise, descubra como se fala e envie! Seu amigo vai ouvir, tentar corrigir e fazer o mesmo. 

3. Brinque de Ditado
Veja em algum livro de inglês uma frase que tenha uma estrutura ou palavra incomum. Se tiverem nível avançado, pode ser uma frase do script de uma palestra do ted.com, por exemplo. Grave a frase para seu amigo. Ele ouvirá, escreverá o que entendeu e enviará a você por mensagem de texto. Você confere com o texto original e corrige.  Se houver dúvidas de pronúncia, consultem um dicionário online (http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/10-dicionarios-online-recomendados-por-professores-de-ingles) .

4. Realize apresentações curtinhas
Pense em um assunto de seu interesse. Se seu nível de conhecimento for básico, você pode narrar o que faz todo dia, descrever sua família, falar sobre o que gosta e não gosta etc. Aos poucos, pesquise e comece a falar sobre o que fez no final de semana, seus planos futuros, suas opiniões, seus desafios na empresa. Se for muito difícil no começo, escreva primeiro. Depois, é só gravar um vídeo. Você pode ler das primeiras vezes, depois vai tentando não ler mais e até não escrever mais, só falar. Mas sempre pesquise antes as palavras novas, tempos verbais e estruturas.   Envie o vídeo para seu amigo. Ele vai tentar entender, corrigir o que encontrar de erros e enviar por texto para você a contribuição dele. Se quiser, você pode gravar de novo.   E seu amigo pode fazer o mesmo. 

5. Descreva um processo
Quando um estudante tenta descrever um processo em inglês, geralmente encontra dificuldades com verbos e substantivos.  Imagine quantos processos realizamos no dia: fazer café, dirigir, ligar o computador e ler emails, etc. Coisas simples mas que, na hora de descrever o passo a passo em inglês, causam confusão.  Ao praticar, você aprenderá muito vocabulário e estruturas. 


6. Conte como se sente
Ao contar em inglês como se sente (alegre, triste, cansado, irritado etc) e explicar o porquê, você vai descobrir muitas palavras desconhecidas. Se enviar uma mensagem por texto ou áudio com este tema, pesquisando antes o que não sabe, aprenderá muito vocabulário importante para conversas pessoais. 


7. Conte o tema de um filme ou de uma série
Comece com “o filme (ou a série) é sobre…”   Mas não vale contar todo o enredo!  Se você gosta de filmes e séries, terá sempre um para descrever ao seu amigo. Como os temas são inúmeros, você sempre terá de pesquisar palavras novas para fazer a descrição. 
Em busca de inspiração? Veja 8 palavras em inglês típicas do mundo das séries e também um exercício do idioma para quem é fã de produções da Netflix.

Fonte: oupeltglobalblog.com

Escrito por Rosangela Souza. Publicado em 08/06 na coluna semanal da Exame.com. Editado por Rosangela Souza para o blog da Companhia de Idiomas.  

Rosangela Souza é fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e da ProfCerto. Também é professora de técnicas de comunicação, gestão de pessoas e estratégia no curso de Pós-Graduação ADM da Fundação Getulio Vargas. 


 

E se você quer se aprofundar neste assunto, fale com a gente. A Companhia de Idiomas tem professores que vão até a sua casa ou empresa. Fale com: 

roselicampos@companhiadeidiomas.com.br

 

Artigos em Destaque

WhatsApp chat