Escolher corretamente uma escola de idiomas é muito importante, já que você vai passar alguns anos com ela. Se você já tem alguma escola em mente, deve fazer algumas pesquisas antes de tomar a decisão final para não se arrepender depois.

Primeiro, o mais óbvio: você deve visitar o site e navegar por todas as páginas. Depois, deve ver as redes sociais e quantos seguidores tem, que tipo de informação é postada e a frequência. Assim, você pode avaliar a presença virtual da escola.

Depois, você deve pesquisar nos seguintes sites:

1. Google – Jogue o nome da escola e avalie o que aparece.
2. Love Mondays – Mostra a satisfação dos profissionais, no caso, os professores de inglês que dão aula nas escolas.
3. Reclame Aqui – Reclamações dos Clientes sobre problemas diversos. Há escolas que têm muitas reclamações listadas.
4. Portal da Transparência – É possível pesquisar empresas pelo CNPJ.
5. Yahoo Respostas – Você encontra muitas pessoas perguntando sobre cursos e escolas específicas.

Depois dessas pesquisas, é importante avaliar os seguintes critérios:

1. Metodologia de Ensino.
2. Material e conteúdo dos estágios.
3. Time de professores – Verificar como é feita a seleção e quais os requisitos para contratação. O professor é um dos pilares fundamentais do sucesso na busca por fluência no inglês.
4. Compromisso com o resultado.
5. Indicação do número de horas de estudo autônomo – Algumas escolas dizem que os alunos ficarão fluentes em menos de 2 anos, desde que eles estudem pelo menos de 2 a 3 horas por dia, além das aulas.
6. Duração do programa – Desconfie de cursos que prometem fluência em um prazo inferior a 600 horas, principalmente se você é iniciante ou está no nível básico de comunicação.
7. Formação das turmas, pois há escolas que usam o sitema multinível. No entanto, colocam alunos de níveis diferentes em uma mesma turma só para garantir a abertura de turmas e não perder clientes.
8. Preço da mensalidade e preço do material
9. Cláusula de saída – Verificar se há multa em caso de desistência ou se você terá de pagar por todo o estágio. Há escolas que fazem os alunos comprarem o material de todo o curso antes e aí, mesmo que você desista, continuará pagando pelo kit.

Se puder, converse com ex-alunos da escola. Mesmo no caso de franquias, há diferenças entre as unidades.

Outra característica muito importante que deve ser considerada é como você vai estudar o novo idioma, seja presencial ou online. Para conhecer as modalidades disponíveis da Companhia de Idiomas, clique aqui.

Estudar um novo idioma e ter a fluência como meta é uma resolução prioritária na carreira de todas as pessoas. Foco e disciplina, com a escolha acertada de escola, garantirão ótimos resultados!

 

Escrito por Lígia Velozo Crispino e publicado na coluna semanal de inglês do portal Exame. Editado para o blog da Companhia de Idiomas.

WhatsApp chat